Estar atento aos processos da indústria é parte fundamental do funcionamento da cadeia logística, permitindo prever desvios os quais podem causar maiores gastos não somente com os serviços contratados, mas principalmente com rupturas nas linhas produtiva. Um dos meios de realizar a mitigação de riscos e redução de custos é a gestão logística de Manutenção, Reparo e Operação (MRO), processo adotado em operações logísticas de entrada (inbound).
A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, tem utilizado de maneira crescente o modelo de gestão MRO para otimizar seus serviços, desenvolvendo soluções sob medida e integradas. O modelo se alinha à estratégia da companhia de maximizar suas vantagens competitivas e de atender com excelência às demandas de um mercado cada vez mais exigente.
A gestão de MRO pode ser implantada no gerenciamento de suprimentos de vários segmentos da indústria, armazéns, obras e engenharia industrial e até em ambientes corporativos. Através da centralização, consolidação e integração, possibilita a segurança dos processos de suprimentos, assim o gerenciamento também existe para minimizar questões que prejudicam o andamento das atividades de apoio, como: falta de planejamento da produção, manutenção precária das máquinas, layout mal planejado, armazenamento deficitário e gerenciamento de informações, e principalmente, atraso na entrega do produto para o cliente devido à má gestão industrial.
A companhia já percebe benefícios na adoção do MRO também na redução do estoque em trânsito, aproximação local de consolidação da carga aos fornecedores e combinação de estrutura dedicada com malha compartilhada, esse fato já reflete em impactos positivos na entrega aos clientes. De acordo com Renan Favero, diretor de Carga Lotação (FTL) e Intermodal da BBM Logística, esse modelo de gestão tem ajudado os clientes a lidar com mais assertividade com desvios: “A gestão MRO combina os benefícios de usufruir de todos os serviços de nossa plataforma logística associada as especificidades de cada cliente e projeto, seja de carro até helicóptero, a padronização de processos de forma centralizada reduz os lead times de aquisições e o custo de gestão empregados dentro do cliente”, afirma Favero, para quem o MRO pode beneficiar segmentos como a mineração, automotivo, papel e celulose e prestadores de serviço.
Já para Adriano Marra, gerente regional da BBM, esse gerenciamento é fundamental para garantir o constante fluxo da indústria. “Uma pequena peça que se perde durante os processos pode causar uma enorme ruptura no cronograma produtivo e esse gerenciamento poderá ser a diferença para a indústria evitar prejuízos em sua operação”, garante. “Nos casos em que o reparo ou a substituição é necessário, o know-how do operador de transporte é fundamental, já que são produtos com dimensões especificas, que precisam ser manuseados por equipes qualificadas”.
Propostas da BBM Logística
A utilização da gestão de MRO é uma das medidas que a BBM aderiu em sua plataforma logística omnichannel, uma solução que atende aos diversos canais de suprimentos e vendas, e o desenvolvimento de soluções integradas que atendam toda a cadeia logística, também chamado de modelo end-to-end, proposta que é um diferencial da companhia e que facilita o processo de gerenciamento.
Além disso, a empresa conta com soluções voltadas a Transporte de Cargas Dedicados (DCC), Transporte de Cargas Fracionadas (LTL), E-commerce, Gestão de Transportes e Dedicados para Florestais e Agrobusiness. Atualmente, a BBM conta com clientes multinacionais dos segmentos automotivo, papel e celulose e industrial, realiza mais de 5.000 coletas por mês, possui 632 fornecedores atendidos e 41 especialistas no ramo. “Estamos em um momento de transformação, no qual buscamos as melhores soluções tanto em operações como nas entregas. Isso significa priorizar a agilidade dos processos e com ganhar mais tempo para o oferecimento de uma solução mais rápida”, afirma Agapito Sobrinho, Diretor Executivo da BBM Logística.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 26 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.000 funcionários, 3.000 veículos em operação e aproximadamente 11 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas
para qualquer canal de venda.
Informações para a imprensa
Claudia Reis – claudia@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Mariana França – mariana.franca@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Théo Carnier – theo@tamer.com.br – Tel. 11 30312388