São José dos Pinhais, 23 de janeiro de 2024 – O segmento de transporte rodoviário de cargas no Brasil enfrenta uma série de desafios. A Infraestrutura rodoviária deficiente no país, a regulamentação complexa do setor e a falta de uma gestão eficiente de processos e do negócio das próprias empresas são apenas alguns deles.
Essas “dores” enfrentadas pelas companhias do segmento no Brasil resultam em dificuldades de administração do negócio, que podem resultar em ineficiência operacional e atrasos nas entregas.
Em meio às dores operacionais e obstáculos logísticos, a digitalização emerge como um agente de mudança, transformando não apenas a eficiência operacional, mas também a competitividade do setor.
O avanço das tecnologias digitais vem transformando a forma como as empresas gerenciam seus processos de logística e transporte de mercadorias. Novas ferramentas e métodos de automação têm sido desenvolvidos para melhorar a eficiência, reduzir os custos, aumentar a segurança nas operações e entregar uma melhor experiência ao cliente. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, a digitalização da logística pode gerar uma economia entre 20% e 30% às empresas no prazo de uma década.
A BBM Logística (BBML3), uma das maiores operadoras logísticas rodoviárias do Brasil e do Mercosul, se apoia na tecnologia para tornar sua operação cada vez mais eficiente. A empresa está adotando o uso de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (aprendizado de máquinas), entre outras ferramentas para ser mais competitiva e acelerar o crescimento nos próximos anos.
“A inovação tecnológica aliada à cultura de gestão orientada a dados será ainda mais importante para a BBM se diferenciar no mercado. Dentro dos investimentos planejados para a empresa nos próximos anos, estão considerados IA e Big Data para implantar soluções que conectem e gerenciem processos em tempo real. A partir disso, usaremos os dados coletados para gerar as melhores soluções para o cliente”, diz Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.
O executivo lembra que a companhia já usa, entre outras tecnologias, sistemas de rastreamento para monitorar veículos, cargas e motoristas, garantindo maior controle e segurança nas operações e Internet das Coisas (IoT), que permite a troca de informações entre diferentes dispositivos e equipamentos.
A IA será utilizada tanto pelos funcionários como pelos clientes. Os colaboradores poderão obter respostas e informações sobre diversos itens, como se há alguma carga cujo acordo de nível de serviço (SLA) tenha risco de não ser cumprido e quais são os melhores horários para mandar o caminhão para cumprir todos SLAs do cliente, levando em conta a melhor rota e os horários em que o cliente mais costuma ter disponibilidade para receber a carga, entre outros dados.
“Aqui o foco é melhorar a produtividade. São várias as possibilidades de uso interno para melhorarmos processos. O grande benefício é que a IA vai trazer as informações até as pessoas em vez das equipes analisarem dados do passado de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias”, explica Wrobleski .
Já os clientes poderão conversar com a IA, via portal do cliente, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de carga para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre outros serviços.
O presidente da BBM Logística ressalta que tudo isso só será possível porque a empresa tem se movimentado nos últimos anos para adotar uma gestão orientada a dados. A jornada de cultura data driven começou há quatro anos. De lá pra cá, a empresa criou um Data Lake e, a partir desse repositório de informações sobre o negócio, foi possível analisar grandes volumes de dados. “A IA também vai atuar junto ao Big Data para simplificar análises e gerar insights para tomadas de decisão melhores e mais eficientes”, afirma.
A IA é a fase anterior das análises preditivas que está ligada ao Data Lake. Para sua efetividade é necessária a concepção dos dados mestre com qualidade.
Com a ajuda da IA, a BBM também prevê otimizar rotas e planejamento ao colocar a máquina para analisar os dados existentes sobre tráfego nas cidades e estradas, demanda de clientes, possíveis restrições de transporte nos locais e condições climáticas e consequentemente maior segurança nas estradas.
Outro exemplo de benefício esperado com a IA é a otimização da manutenção dos veículos. A ideia é que juntando a IA com análise preditiva, a BBM seja avisada sobre possíveis problemas antes mesmo de ocorrerem, como por exemplo, sobre o desgaste dos pneus dos caminhões.
“Com a IA, vamos entregar inovação aos clientes, além de maior visibilidade e transparência sobre suas cargas”, conclui Wrobleski.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos rodoviários do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times como uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. A BBM tem uma história de 27 anos de atuação, tradição e know-how em operações dedicadas e se torna um consolidador do setor de transporte rodoviário a partir da entrada do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão em 2017, adquirindo empresas de alta reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.600 funcionários, mais de 4 mil veículos em operação e aproximadamente 20 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.