Agilidade, entregável com valor, otimização de processos e transparência. Esses são alguns dos benefícios encontrados em iniciativas digitais recentes que a BBM Logística tem aplicado. Isso porque a companhia tem experimentado uma transformação digital gradual, baseado em tecnologia aplicada, como foi o caso da parceria firmada em 2019 com a Optimum Supply, startup que apoia a tomada de decisões para compras estruturadas (strategic sourcing).
Assim, a área de suprimentos passou a contar com o auxílio de uma plataforma tecnológica especializada, que já produziu bons frutos, como afirma Everton Oliveira, Gerente de Suprimentos da BBM: “Através dessa parceria conseguimos reduzir o tempo de análise e tomadas de decisões, além de termos uma segurança muito maior em relação a nossa assertividade, já que a ferramenta nos garante uma redução de riscos”.
A Optimum Supply desenvolveu um software robusto e colaborativo, para seleção de fornecedores, para compra de produtos ou serviços. A solução, totalmente digital e na nuvem, tem embasamento científico de uma metodologia multicritérios com objetivos conflitantes. Além de propiciar alinhamento estratégico, garante total compliance, auxiliando na negociação e no desenvolvimento dos fornecedores.
Para Francieli Tartari Pietsch, Gerente de Inovação Digital na BBM, afirma a importância dessa solução como parte do ecossistema digital da BBM: “A entrada das startups nas empresas traz um espírito de inovação que contagia toda a equipe. Afinal, o grande conceito que vejo nas startups é o de fazer o que já fazíamos antes de uma forma que jamais imaginamos. Esse projeto trazido pela área de suprimentos trouxe diretrizes muito mais afinadas e claras, garantindo nosso compliance e, principalmente, otimizando e reduzindo a variável que para nós é uma das mais importantes: o tempo”.
Essa agilidade se torna possível pelo fato de o software permitir a execução completa de um processo seletivo, desde o cadastro dos participantes até a escolha do fornecedor vencedor, de forma digital e customizada. O usuário parametriza cada etapa do BID: modelagem dos critérios de seleção e sua priorização, envio das solicitações aos fornecedores (RFI, RFP, RFQ), necessidade de avaliações internas ou terceiras. Os resultados são apresentados em tabelas e gráficos, apoiando a análise do usuário e a negociação com os fornecedores, e podem ser adicionadas quantas etapas de tomada de decisão forem necessárias, garantindo a melhor escolha.
Para Joice Ribeiro, COO da Optimum: “A BBM sempre acreditou na inovação, é parceira e acreditou no produto desde o princípio, capacitando sua equipe de Suprimentos na condução de processos seletivos estratégicos para a empresa, agregando valor de forma colaborativa com nossa plataforma e sempre colaborando para melhoria da nossa solução”.
Este é somente um exemplo das diversas iniciativas inovadoras que a BBM tem conduzido, através de conexões com startups dos mais variados segmentos e funcionalidades. Uma boa conciliação entre a experiência BBM e as especialidades das empresas iniciantes, onde ambas crescem.