Os últimos dois anos têm sido de desafios e resiliência em vários setores da economia, principalmente quando se trata de consumo. Com o fechamento de lojas físicas no início da pandemia de Covid-19, clientes passaram a realizar suas compras online, optando pela facilidade e agilidade de escolher os produtos sem precisar sair de casa, realizando compras desde alimentos até a escolha de móveis.
Nesta linha, o setor de Casa e Construção foi um dos segmentos que apresentou grande crescimento durante o período, com compras via e-commerce, ainda sendo considerado um reflexo do período de isolamento, em que muitas pessoas investiram em melhorias em casa com reformas e projetos de DIY (Do It Yourself- Faça você mesmo). De acordo com indicadores da pesquisa Mastercard SpendingPulse, realizada em 2020, o e-commerce representou 11% das vendas do varejo e o departamento de Casa e Construção.
Quando se trata de compras via e-commerce, um dos pontos que requerem atenção é o operador logístico que irá realizar as entregas do produto. A escolha do fornecedor mais adequado é um dos requisitos cruciais que diferem uma compra bem sucedida de um feedback negativo para o vendedor, uma vez que o manuseio incorreto de materiais frágeis pode resultar na má experiência do cliente final e consequentemente um prejuízo maior.
Nesse sentido, o setor enfrenta alguns desafios no transporte desse tipo de carga como: utilização da embalagem adequada, organização e ventilação do veículo, prazo de entrega e o cuidado com extravio de encomendas. Além desses tópicos, é imprescindível observar os diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao tipo de veículo que será utilizado, observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as cargas.
Com esses desafios em vista, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, tem investido em seu sistema de transporte de carga de Casa&Construção dentro do segmento de fracionados, medida que consiste em agrupar diversificados tipos de produtos no mesmo veículo, de maneira organizada com remessas de pequenas quantidades. A adoção desse modelo faz com que em apenas uma viagem sejam entregues encomendas de diversos segmentos compatíveis, otimizando o tempo de entrega e diminuindo os custos.
Para Jorcei Chiochetta, Diretor de Carga Fracionada da BBM Logística, a modalidade de frete tem grande relevância para as empresas, dependendo de suas demandas mais recorrentes e da particularidade de suas operações. “A ampliação do investimento nesse modelo, vem no momento em que observamos maior demanda nos pedidos desse segmento. Com isso, o transporte de carga fracionada se torna ideal para cobrir as necessidades dos clientes, inclusive por permitir a operação em perímetros urbanos em que veículos de cargas de grandes dimensões podem ser proibidos de circular, ou não possuem condições para isso.”, finaliza o executivo.
A BBM Logística dispõe de uma ampla malha rodoviária, que atende todas as regiões do Brasil e Mercosul a partir da distribuição para todas as regiões, oferecendo as melhores soluções de cargas fracionadas para o setor, e investindo em medidas e tecnologias que acompanham todo o processo do produto desde a saída do fabricante ao cliente final, também chamado de processo End-to-End.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos rodoviários do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times como uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única brasileira. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.300 funcionários, 3.000 veículos em operação e mais de 15 milhões de entregas por ano, a BBM com seu posicionamento Omnichannel, promove soluções logísticas para qualquer canal de venda.
Informações para a imprensa
Claudia Reis – claudia@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Mariana França – mariana.franca@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Théo Carnier – theo@tamer.com.br – Tel. 11 30312388