Diálogo Logística, unidade de e-commerce do BBM Logística, aplica tecnologias inteligentes de entregas para atender à alta demanda do período
Para cobrir a grande demanda de entregas do comércio online que fica aquecido já em outubro, um mês antes da Black Friday (25 de novembro), a Diálogo Logística – braço de e-commerce da BBM Logística – aplica tecnologias de roteirização inteligente, planejamento de demanda e crowdsourcing, revela Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.
“A roteirização inteligente dos itinerários de entrega é fundamental para garantir mais produtividade dos motoristas. Também recorremos ao crowdsourcing [contratação de entregadores avulsos por meio de tecnologia e plataformas online] para aumento de capacidade em regiões especificas”, detalha o presidente.
Nesse período aquecido de vendas, as operações logísticas serão feitas com base em planejamento conjunto, disse Wrobleski. “Nosso setor de planejamento faz as análises e validamos com os clientes as projeções prévias de demanda.”
A colaboração entre varejista e transportador é um ponto chave para que as estratégias de atendimento sejam potencializadas, destaca Wrobleski. “Alimentar esse ecossistema de informação previamente vai garantir a boa ou excelente atuação de todos na Black Friday. Vale tanto para o varejista quanto para o operador, na hora de construir todas as necessidades de investimento e expansão de capacidade para o período.”
Por conta da Black Friday, o mês de outubro é um período característico de crescimento de vendas dos clientes B2B (empresa para empresa) e B2C (empresa para consumidor) da Diálogo. “O aquecimento de vendas deve se manter este ano com a tendência de antecipação de promoções, o que é bom para o nosso setor (logística de entregas) porque dilui o pico concentrado em um único período”, argumenta o presidente.
A expectativa de uma Black Friday movimentada e lucrativa é alta. Uma pesquisa do Google revela que 67% dos consumidores têm intenção de fazer compras para a data e sete em cada dez deles pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior, o que representa um aumento de 5 pontos percentuais sobre a expectativa em 2022.
E de acordo com o relatório da Globo, Panorama Do Consumo na Black Friday 2023, 62% dos consumidores de classes A e B manifestaram o desejo de realizar compras no período.
Para isso, muitos já estão pesquisando o preço dos produtos: 26% admitiram iniciar a busca três meses antes da data e 22% fazem isso com um mês de antecedência. Ainda conforme a pesquisa, os smartphones (24%) são os artigos mais procurados, seguido por calçados, roupas e acessórios (22%), cosméticos (20%) e eletrônicos e eletrodomésticos (19%).
Sobre a Diálogo Logística
Incorporada pelo Grupo BBM em 2020, a Diálogo Logística é uma transportadora especializada em coleta e entrega de mercadorias no segmento de e-commerce e last mile (da empresa para o cliente), atendendo aos principais marketplaces e marcas do varejo nacional. Com foco na eficiência, a Diálogo Logística adota tecnologias de inteligência de entregas e sistemas online de acompanhamento para atender a 1,5 milhão de entregas mensais nas principais capitais e cidades do Brasil.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é uma das principais operadoras rodoviárias de carga do Mercosul, atuando em todos os pontos da cadeia de transporte, principalmente de insumos para indústria, florestal, agronegócio (first e middle mile) e e-commerce (last mile). Em 2022, a BBM informou um faturamento de R$ 2 bilhões.
Atualmente, a empresa atende mais de 4 mil cidades em todos os estados do Brasil e possui unidades internacionais que cobrem 8 países da América do Sul. Por ano, a BBM é responsável pelo transporte de 10 milhões de toneladas de produtos, incluindo 93 milhões de itens e 350 mil viagens.
Em 2019, a BBM listou suas ações no segmento Bovespa Mais da B3 (ticker BBML3) para levantar recursos e dar sequência ao seu plano de crescimento, tanto de forma orgânica como por aquisição de ativos e operações.
Confira no Jornal Times Brasília: https://bit.ly/3MvDzkg