Com forte crescimento orgânico, o operador logístico vem provendo soluções para algumas das principais empresas do país e está presente em diversos setores da economia.
Pouco mais de um ano após uma reestruturação societária e implantação de um novo modelo de gestão, a BBM Logística vem se estabelecendo entre os maiores operadores logísticos do Mercosul. “Os investimentos que estamos realizando têm sido direcionados para aperfeiçoar nossas operações e atender melhor os clientes. Atualmente atendemos companhias que são referência em seus mercados e estamos crescendo em diversos setores da economia”, resume André Prado, CEO da BBM.
Tradicional nos segmentos florestal e de papel e celulose, a BBM continua aumentando sua relevância nesses mercados. Desde 2017, inaugurou uma nova operação em Capão Leão (RS) e mais áreas de atendimento em Goiás e no Nordeste para a Klabin. Junto com o aumento de volume geral dos serviços dedicados para a Suzano, CMPC e Arauco Argentina, a BBM vem sendo, nos últimos anos, um dos principais players nessas áreas. “A grande presença nos permite encontrar sinergias, aperfeiçoar os indicadores de qualidade e gerar mais eficiência nas operações”, diz Wellington Monteiro, diretor de operações.
Outro ramo tradicional, a unidade de gases industriais tem agora quase 200 caminhões dedicados, após a implantação de uma operação que aumentou a presença da empresa no Nordeste e inaugurou sua atuação no Norte do país. “O projeto também implantou a modalidade home care na BBM, com entrega de gases para saúde em domicílios. É uma atividade delicada, que exigiu preparação apurada”, conta Marcos Lima, diretor da divisão DCC Industry da BBM.
Houveram ainda avanços significativos em granéis líquidos, de siderurgia e químico e petroquímico, com soluções que envolvem movimentação, armazenagem e transporte. Em gestão de transporte (TM), o crescimento superou os 40% com expansão relevante nas operações de integração porto-planta-porto. “Um dos destaques foram as soluções com equipamentos dedicados e integrados em circuitos fechados de alta produtividade”, explica Alexandre Merlin, diretor da divisão TM.
A aquisição da Transeich, realizada em março de 2018, reforçou a presença da empresa em operações portuárias inbound e outbound, transporte fracionado e multiplicou a capacidade e expertise em armazenamento. Ao mesmo tempo, aumentou a participação em diversos setores como o químico, petroquímico, automotivo, cosméticos, adesivos, varejo e eletroeletrônicos, multiplicando sua capacidade e expertise na área de armazenamento.
“No nosso ramo é fundamental contar com uma boa rede logística, e estamos comprometidos a construir, senão a melhor, uma das melhores redes logísticas do Mercosul. Todo o trabalho que estamos desenvolvendo é voltado para o crescimento e aumento de eficácia e eficiência da nossa rede”, diz o CEO da BBM.
Junto a todo o desenvolvimento estrutural e de inteligência, o diretor comercial, Agapito Sobrinho, também atribui o desempenho recente a uma abordagem mais elaborada da equipe. “Nossos profissionais estão mais próximos da realidade dos clientes e prospects, têm conhecimento do seu negócio e são capazes de antecipar soluções que realmente agregam valor”.