Setembro, 2021 – A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Brasil e do Mercosul, vem promovendo ações para auxiliar os importadores e exportadores a reduzir os impactos do transporte internacional como a escassez de contêineres que vem ocorrendo mundialmente.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria, no início do segundo semestre, dentre 128 empresas e associações industriais consultadas, mais de 70% relataram sofrer com a escassez de contêineres ou navios, sendo que um dos principais motivos da falta de contêineres está relacionado à alta demanda nos grandes portos exportadores, em regiões como Ásia, Estados Unidos e Europa, que por serem mais rentáveis, comparados a países como o Brasil, ganham maior prioridade dos armadores marítimos.
Diante do cenário atual, a BBM tem desenvolvido uma ação que tem como fundamento a seguinte estrutura: os clientes que importam estão trazendo contêineres para o Brasil, através das ferramentas de tecnologia para gestão a vista, parcerias estratégicas com os armadores e equipe interna de engenharia, a companhia direciona a reutilização dos contêineres para a exportação, inclusive com a substituição de armadores, viabilizando a continuidade das vendas ao mercado externo por parte de seus clientes.
“A cadeia de suprimentos mundial ainda está longe de um patamar de estabilidade, o atual nível de custeio e a redução do nível de serviço estão gerando rupturas e provocando toda a cadeia do comércio exterior a ser mais eficiente. Essa forma de atuação nos faz pular etapas e reage mais rapidamente aos desvios dos serviços marítimos. Com isso, maximizamos o atendimento das operações de exportação de nossos clientes.”, explica o Diretor de Carga Lotação (FTL) & Intermodal da BBM Logística, Renan Favero.
Com relação à importação, a BBM Logística explica que consegue oferecer soluções locais para minimizar a situação em que matérias-primas fiquem transitando por diversos portos até chegar ao destino.
Segundo a companhia, uma forma de atuação neste sentido é dar ao cliente uma alternativa para que esse produto seja entregue em portos com melhor atendimento de linhas marítimas, assim a BBM antecipa o transporte rodoviário de forma expressa ao cliente, evitando que a fábrica fique parada esperando a matéria-prima.
“Hoje a BBM Logística tem a capacidade de escalonar soluções na logística interna. Com essas ações conseguimos minimizar os riscos de desabastecimento da cadeia de suprimentos dos clientes para um problema que vem acontecendo no mundo inteiro”, afirma o Diretor Comercial do Grupo BBM, Agapito Sobrinho.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil.
Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até
o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros.
Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019.
Hoje, com mais de 5.000 funcionários, 3.000 veículos em operação e aproximadamente 11 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas
para qualquer canal de venda.