Adversidades transformadas em oportunidades, proximidade com os clientes e novos negócios sustentaram o crescimento da divisão
A divisão de Gestão de Transportes (Transportation Management) da BBM Logística dobrou a receita bruta em 2018 na comparação com 2017 e superou todas as metas propostas no início do ano. “Os objetivos eram audaciosos e a greve dos caminhoneiros tornou o desafio ainda mais complexo”, comenta o diretor da divisão, Alexandre Merlin.
Curiosamente, a reação às dificuldades daquele período foi uma das responsáveis pelo resultado anual. “Desde o primeiro dia tínhamos em mente que toda a crise oferece oportunidades. Nosso objetivo era, ao mesmo tempo, tomar decisões ágeis para mitigar os riscos e utilizar as adversidades como forma de aperfeiçoar as operações e o relacionamento com os clientes”, conta André Prado, CEO da BBM.
Pessoas, tecnologia, equipamentos e conhecimento foram empregados de maneira integrada para manter a qualidade dos serviços. “O comprometimento com soluções para os negócios dos clientes gerou uma relação de confiança ainda maior e isso, consequentemente, influenciou positivamente nossos resultados”, avalia André.
Além dessa postura na greve, a unidade reduziu custos com a troca de parte da operação terceirizada por frota própria e uma gestão mais eficaz dos processos. O projeto Parceiro BBM, que selecionou novos agregados, foi um sucesso e contribuiu para aumentar a eficiência na movimentação de cargas. “Todos os processos foram mapeados e aperfeiçoados. Com isso, melhoramos o nível de serviço e a percepção dos clientes”, explica Merlin.
Junto com as melhorias, vieram novos clientes como a Saint Gobain e a Nestlé. E houve a expansão em operações intermodais com portos – principalmente em Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS) – e um crescimento expressivo em operações dedicadas para a Klabin e ArcelorMittal, por exemplo. Atualmente, a divisão tem forte presença nos setores de papel e celulose, siderúrgico, automotivo e bens de consumo, entre outros.
“2018 foi um ano histórico. Tivemos muitos desafios e saímos vitoriosos. E 2019 reserva conquistas ainda mais audaciosas. Toda nossa energia está focada em obter um ano espetacular”, finaliza Merlin.
A divisão de Gestão de Transportes (Transportation Management) da BBM é dividida em três unidades:
CARGA FRACIONADA LTL
- Distribuição de mercadorias em todo o Brasil e Mercosul;
- Serviço de LTL Industrial, com foco no atendimento às necessidades de transporte Inbound de matéria-prima, materiais e equipamentos;
- Operações de Milk Run;
- Operações com Consolidação, TransIt Points e Cross-Docking.
TRANSPORTE INTERNACIONAL
- Transporte nas modalidades FTL e LTL entre os países do MERCOSUL;
- Infraestrutura de apoio e operação dedicadas nas fronteiras e no exterior;
- Estrutura dedicada no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia;
- Certificações Internacionais;
- Familiaridade com as características de cada país.
CARGA GERAL FTL
- Transporte inbound e outbound de cargas completas;
- Intermodal, com integrações entre porto e plantas/armazéns;
- Equipamentos dedicados em circuitos fechados e de alta produtividade;
- 100% de rastreabilidade das cargas;
- Veículos adequados às necessidades de cada segmento/cliente.