No dia 30 de novembro, em São Paulo, aconteceu o BBM Tech Summit 2023. Um evento incrível que explorou a fundo o futuro da logística e da inovação tecnológica, mostrando o que está por vir no setor.
Pelo 4º ano consecutivo, o BBM Tech Summit reuniu empresas do porte de ViaVarejo, Totvs, Bosch, Salesforce, Raízen, Algar Telecom, Oracle e Espaço Laser para debater o uso de inovações e tecnologias digitais no segmento logístico.
Foram mais de 250 inscritos, 16 painelistas e 4 horas de conteúdo exclusivo.
Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística, esteve presente no evento e comentou:
“A inovação e a tecnologia são, hoje, fundamentais para o transporte rodoviário de cargas no Brasil e o BBM Tech Summit é o ponto de encontro entre executivos e profissionais da área, para compartilhar experiências de transformação digital e novas demandas do mercado. Nosso objetivo é impulsionar a indústria e trazer discussões de valor e qualidade aos participantes”, disse Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.
Para moderar os painéis, tivemos a presença de Pedro Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística), Juliana Blumenthal (gerente geral de Marketing da BBM Logística), Francieli Tartari (gerente geral de Tecnologia da BBM Logística) e Renata Cavalcanti (Head Comercial e E-commerce da BBM Logística).
Pelo segundo ano consecutivo, Moreira coordena os debates. “O conteúdo preparado para o Summit deixa claro o que os últimos anos têm sinalizado: a interconexão entre processos, pessoas e tecnologia é essencial para a competitividade no setor”, comenta.
“Idealizamos o BBM Tech Summit para promover a troca de conhecimentos sobre a logística do futuro, por meio de conteúdo de qualidade e pela experiência dos nossos painelistas. Trazer os desafios logísticos e inovação para o debate é necessário e a BBM Logística apoia a incentiva iniciativas que fortaleçam o segmento” assinala Juliana.
No que se refere à inovação e plataformas digitais, Franciele avalia que as possibilidades de ganho de eficiência e disrupção de processos ficaram mais abrangentes. “Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), que serão debatidas por empresas de excelência, estão só no começo e teremos a oportunidade de conhecer mais sobre como elas podem aumentar a eficiência da cadeia logística.”
Renata Cavalcanti, Head Comercial e E-commerce também comentou: “Estamos entusiasmados com a transformação digital no universo logístico do e-commerce, principalmente no contexto experiência do cliente. O BBM Tech Summit eleva as expectativas e abri caminhos para novas possibilidades.”
Os debates foram divididos em 4 painéis. No primeiro painel, o foco foi na “Open Logistics”, uma filosofia que está mudando a forma como pensamos a cadeia de suprimentos. Os palestrantes, Antonio Wrobleski – Presidente BBM Logística, Julio Monteiro – Diretor Industrial da Bosh e Felipe Póvoa – Head of Business Solutions – Supply Chain & Logistics TOTVS, deram exemplos práticos de como a colaboração, com ajuda de tecnologias como IoT, blockchain e IA, está transformando eficiência, rastreabilidade e sustentabilidade.
Em seguida, Thais Aquino – Sócia StartSe, Daniela Komatsu – CIO Espaço Laser, Augusto Salomon -VP Algar Telecom, Roniel Oliveira – Superintendente Executivo TI Banco Pine e Eduardo Grecco – VP Sales Force abriram a discussão sobre “IA Generativa: Aplicações, Tendências e Oportunidades” foi envolvente, mostrando como a inteligência artificial está elevando a criatividade e otimizando processos.
Para o terceiro painel, Marco Righetti – Diretor Sr. Engenharia Oracle, Leandro Rebouças – Gerente Sênior de Produtos Telefónica Tech, Renata Cabrini – Head de Planejamento de Produtividade e Logística Raízen e Jacson Sell – Gerente de Desenvolvimento TOTVS discutiram sobre “A Importância da Logística para o Futuro da Mobilidade”. Exploraram a conexão entre logística e mobilidade, mostrando como empresas estão se adaptando a um cenário dinâmico.
Fechando com chave de ouro, o painel “O Impacto Vital: Como a Logística Influencia o Sucesso na Experiência do Cliente”, com participação dos painelistas Marcus Novais – Diretor de TI Via Varejo, Simone Sancho – CEO & Founder Belong Be e Renato Gomes Cohen, manager solutions consulting da Zendesk, destacaram como a logística afeta diretamente a experiência do cliente. Desde personalização até desafios como a Black Friday, as discussões nos fizeram pensar no futuro do e-commerce e no equilíbrio entre automação e humanização.
Fora dos painéis, o chat online foi movimentado, com participantes fazendo perguntas e colaborando com ideias. Ao final do evento, todos participaram do Happy Hour para um momento de networking e boas conversas.
Com apoio da Totvs e Abralog (Associação Brasileira de Logísitica), o BBM Tech Summit 2023 foi um marco de colaboração e reflexão no cenário tecnológico e futuro da logística.