A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, realizou na última quinta-feira (1) a terceira edição do BBM Tech Summit. Pela primeira vez totalmente presencial, o evento foi uma parceria com a TOTVS, apoio da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e MundoLogística e teve o objetivo de debater tendências tecnológicas e de inovação para o setor logístico.
Além disso, o cronograma de painéis também buscou incentivar a transformação digital com novas estratégias e auxiliar a indústria a partir dos temas: logística 4.0, metaverso aplicado à logística, otimização, logística e tecnologia para grandes eventos, o impacto da logística e tecnologia na experiência do cliente e inovação e tecnologia na logística last mile.
O encontro, em São Paulo, trouxe executivos, acadêmicos e profissionais de empresas como TOTVS, Pixit, USP, Eaton, Abralog, Zendesk, BBM Logística, Mercado Livre, Informa Group Latin America, Cargo Way Logistic, Tembici, Natura & Co, e Rede Globo.
As discussões ocorreram para um público de mais de 250 inscritos, que, durante 6 horas de conteúdos exclusivos, ouviram as reflexões dos 20 painelistas convidados e seus cases de sucesso em práticas ESG, Software as a Service (SaaS), design responsivo e 5G.
Um dos cases apresentados foi a digitalização da logística desde a matéria-prima até o cliente, implementada pela BBM nas operações de transporte de fracionados, carga lotação, MRO, crossdocking, intermodal, projetos dedicados, e e-commerce.
“A digitalização total da cadeia logística é um diferencial estratégico para o setor porque até hoje ninguém conseguiu olhá-la de forma integrada, e isso inclui operadores globais. Estamos desenvolvendo ferramentas que conectam e gerenciam processos in real time, e, a partir disso, usaremos os dados coletados para gerar as melhores soluções para o cliente”, explicou o CEO do Grupo BBM, André Prado.
Painelista especial do evento, o presidente do Conselho de Administração do Grupo BBM, Antonio Wrobleski, ponderou o futuro das transportadoras em um cenário inevitável de transformação tecnológica. “Participei de várias ondas no segmento, e essa nova onda de inovação e logística digital não tem retorno. E isso significa pensar no melhor para o operador, embarcador e consumidor final e, efetivamente, se integrar a um mundo interligado”, disse.
Segundo a gerente geral de Inovação e Tecnologia do Grupo BBM, Francieli Tartari Pietsch, essa visão compartilhada por Wrobleski tem sido também o entendimento da companhia como um todo.
“Ter uma cultura de incentivo à tecnologia e inovação é um ponto muito forte na BBM. O Conselho e a Direção nos apoiam, nosso time acredita e é engajado nesse sentido. A tecnologia não se faz sem pessoas e é esse comprometimento que recebemos da nossa equipe que tem nos ajudado a alcançar os objetivos que propomos juntos”, ressaltou a gestora.
“A logística move o Brasil e o Mundo, por isso, discutir o futuro do setor que gira nossa economia agora e para os próximos anos não é só fundamental, como também urgente. Nosso segmento está passando por uma grande mudança, baseada na tecnologia e inovação, e os profissionais da área precisam estar ligados em tudo que está acontecendo. O BBM Tech Summit vem para evidenciar isso”, finalizou a gerente de Marketing e Comunicação do Grupo BBM, Juliana Blumenthal.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos rodoviários do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times como uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.300 funcionários, 6.300 veículos em operação e aproximadamente 16 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.