Com o crescimento do consumo via e-commerce nos últimos anos, foi necessário se adequar a novas formas de compras e a consolidação de modelos de negócios já existentes. Nesse sentido, o aumento do volume de entregas também foi evidente, o que impactou diretamente na logística, que precisou reforçar os cuidados para entrega de produtos específicos tanto para industrias quanto para o cliente final.
De acordo com dados da gestora Canuma Capital, no ano passado as vendas online no Brasil atingiram R$ 260 bilhões, um crescimento de R$ 160 bilhões em relação ao registrado em 2019. Dentro deste universo, estão as entregas, que são levadas em conta no momento da compra, uma vez que a experiência de compras de produtos online também inclui a qualidade e agilidade por parte do negociador.
Um dos setores que teve crescimento considerável no último ano, foi o de cosméticos e perfumaria, que no primeiro quadrimestre de 2021, apresentou alta de 5,7% no em vendas ex-factory, em relação ao mesmo período do ano anterior de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Quando tratamos de transporte delicados como o de cosméticos e perfumaria, é necessário estar atento às especificidades e características do segmento, como armazenagens especificas, veículos adaptados, cumprimento das legislações e equipamentos adequados.
Diante desta realidade, um dos principais desafios no setor logístico nesse segmento é justamente o cuidado com armazenagem do produto durante o trajeto, como condições adequadas de transporte, limpeza e ventilação do veículo. Além disso, é imprescindível atenção aos diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao veículo que será utilizado para a carga observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as cargas.
Com intuito de entregar os produtos em perfeitas condições, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, ampliou em 30,55% seu sistema de transporte de carga fracionada no segmento, que consiste em agrupar diversificados tipos de produtos no mesmo veículo, organizado com remessas de pequenas quantidades. A utilização desse modelo faz com que em apenas uma viagem sejam entregues encomendas de diversos segmentos compatíveis, otimizando o tempo de entrega e diminuindo os custos.
“Observando o crescimento no setor de cosméticos e perfumaria, percebemos a necessidade de nos adaptarmos a essa nova realidade, por isso expandimos nossa operação focada em transporte fracionado no segmento, para oferecer a melhor experiência com soluções adequadas para todos os tipos de cargas.” salienta Jorcei Chiochetta, Diretor de Carga Fracionada da BBM Logística
A companhia possui uma ampla malha rodoviária, que atende todas as regiões do Brasil e Mercosul a partir de uma distribuição para diversos varejos, contando com as licenças necessárias para o transporte de produtos específicos e oferecendo as melhores soluções para cargas fracionadas para o setor, e investindo em medidas e tecnologias que acompanham todo o processo do produto desde a saída do fabricante ao cliente final, também chamado de processo End-to-End.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.300 funcionários, 3.000 veículos em operação e aproximadamente 15 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.
Informações para a Imprensa
Claudia Reis – claudia@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Mariana França – mariana.franca@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Théo Carnier – theo@tamer.com.br – Tel. 11 30312388