Os desafios macroeconômicos atuais têm afetado empresas e suas operações significativamente. Em termos de avaliação dos negócios, executivos, tomadores de decisão e acionistas não dependem mais apenas do valor financeiro.
Considerando que uma maior ênfase está sendo dada a questões de sustentabilidade por milhões de comunidades ao redor do mundo, o valor de uma empresa agora é visto como a combinação de seu capital e de seus impactos sociais, ambientais e de governança (sigla em inglês para ESG).
Dessa forma, uma marca que está engajada em iniciativas verdes (ou green economy), está também procurando ser mais atrativa, economicamente sustentável a longo prazo e cuidando de sua reputação.
Mas quais lições o ESG trouxe para o mercado e setores tradicionais como o da logística e qual a sua trajetória de ascensão no mundo dos negócios?
Confira nas próximas linhas!
A trajetória da sustentabilidade no mundo dos negócios
Durante suas atividades operacionais, as empresas têm uma obrigação para com os meios social e ambiental nos quais estão inseridas, no que hoje é mais conhecido como ESG. Seu conceito, porém, não é novo, e vem sendo usado pelo mercado de capitais há muitos anos para considerar investimentos e tomar decisões.
Em uma pesquisa recente, a Bloomberg estimou que a agenda ESG deve atrair US$ 53 trilhões em investimentos até 2025. Como no caso da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, que pretende reduzir 49% das emissões de poluentes atmosféricos até 2035, ou como no caso da Henkel, que busca alcançar igualdade de gênero em todos os cargos de gestão nos próximos dois anos.
Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório intitulado Who Cares Wins, que constatou que a incorporação de fatores ESG nas organizações levou a mercados mais sustentáveis, juntamente com resultados benéficos para a sociedade como um todo. O estudo chegou à conclusão de que corporações com perfis ESG são menos propensas a diminuir os preços futuros das ações, enfrentar questões legais, trabalhistas, de fraude e exposição de imagem.
Como o ESG ascendeu nos negócios?
Embora não seja novo, o ESG teve um processo de conscientização e implementação gradual que se originou ainda na década de 1970, através da defesa de direitos humanos, ecologia e filantropia.
Essa visão, recém germinada, surgira como resposta aos avanços das legislações ambientais em paralelo à notoriedade de grandes acidentes ecológicos e à pressão de agências multilaterais e ONGs, de acordo com o guia ‘Novo Valor – Sustentabilidade nas Empresas’, elaborado pela B3.
Abaixo, confira o infográfico que preparamos para você entender essa trajetória em pontos:
Da ignorância total do mercado e sociedade, nos anos 1950, às parcerias e novos modelos de gestão, pautados no tripé do ESG, dos anos 2000, é clara a evolução das empresas ao longo dos anos. Mas, certamente, nem elas nem o mundo estariam prontos para a reviravolta provocada pela pandemia, o nosso próximo tópico.
COVID-19 e as mudanças na mobilidade urbana
Compromissos como a da Natura, de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2023 e a proposta de economia circular da CMPC sinalizam para a maior preocupação das pessoas e, consequentemente, das empresas, com o meio ambiente. Contudo, as perturbações causadas pelo Covid-19 e as mudanças de hábitos da população trouxeram novas perspectivas para o mercado.
Muitas cidades do país, como São Paulo, registraram entre 2019 e 2021, por exemplo, um aumento do uso de carros compartilhados e a queda inédita do uso de transportes públicos, com repercussões diretas na mobilidade, cadeia de distribuição e até mesmo no transporte rodoviário de cargas.
Mas se a pandemia reposicionou os fatores que influenciam as preferências de mobilidade das pessoas e cada vez mais países, governos, mercados e empresas investem em ESG, dentro de requisitos para a competitividade, como conciliar crescimento financeiro com compromissos socioambientais?
Naturalmente, a resposta não é fácil e tem a logística como um pilar estratégico. Com a economia globalizada e acordos bilaterais, além de investimentos em capital aberto, entrelaçados ao green economy, a importância do setor de transporte rodoviário de cargas no país entra em destaque.
Dados atualizados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) revelam que a demanda por transporte de carga mundial irá triplicar até 2050. No plano nacional, a extensão litorânea, a dimensão territorial e uma das mais defasadas infraestruturas de transporte do mundo, torna o crescimento do Brasil dependente de mais investimentos em logística.
Transportadoras como a BBM Logística, estão cientes desse cenário e têm se movimentado para sair de um posicionamento comoditizado, com foco 100% em resultados financeiros, e construir uma cultura de parceria estratégica, que agrega valor e entrega impactos socioambientais aos seus clientes.
Outra estatística sobre logística até 2050, agora da Consultoria McKinsey, indica que a demanda por combustíveis sustentáveis pode chegar a 37%, sendo o consumo impulsionado pelo transporte rodoviário, que já em 2035 deve descarbonizar 290 milhões de toneladas em combustíveis fósseis.
Iniciativas que devem ajudar a indústria a harmonizar o retorno financeiro com suas visões ESG e colocar essas transportadoras como parceiras, de ideias alinhadas.
2022: um ano turbulento com lições de ESG para o mercado
Aliás, parcerias com ideias alinhadas tornam-se cruciais para o mercado em sua busca por mitigar exposições ambientais, aumentar a produtividade e ainda se adaptar às novas demandas apresentadas em 2022.
Por isso, preparamos nove pontos de reflexão sobre o que o ESG trouxe de lição para o mercado e a logística. Confira:
1. As eleições importam tanto quanto as políticas
Cresce a pressão sobre as empresas para que alinhem o lobby e suas políticas com as grandes metas de sustentabilidade.
2. A Rússia invade a Ucrânia e o McDonalds sai da Rússia
O mundo observa como as empresas reagem. Valores ESG estão conectados à sustentabilidade corporativa.
3. Tecnologia limpa sem volta
Quase todas as montadoras pretendem parar a fabricação de motores de combustão interna dentro de 10 a 20 anos.
4. Empresas defendem os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ+
Case Walt Disney contra legislação da Flórida
5. Vida longa ao investimento em ESG
Mudanças climáticas e tecnologia limpa criam oportunidades e desafios que atingem a lucratividade e perspectiva das empresas.
6. Novas siglas ganham as empresas
Novas siglas, como IFRS (International Sustainability Standards Board) buscam definir novos padrões e regulamentações de sustentabilidade.
7. A transparência é uma tendência mundial poderosa
Vem se espalhando a partir da tecnologia, legislação, mudanças comportamentais e normas.
8. Clientes insustentáveis na mira das novas gerações
Colaboradores mais jovens buscam significado no trabalho e mais responsabilidade de seus empregadores.
9. Mais empresas estão visando o net zero
Cada vez mais países e empresas, incluindo a sua cadeia de suprimentos, apresentam metas líquidas de zero emissão de carbono até 2050.
Ações ESG que geram resultados
Na economia globalizada de hoje, onde empresas são monitoradas de perto pela população e seus diversos stakeholders, o ESG é uma indicação de força, reputação, custos mais baixos, segurança nos contratos e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
Como uma das maiores transportadoras do Brasil e Mercosul, a BBM Logística tem detalhado o seu roadmap e iniciativas de cuidado nas esferas ambiental, social e de governança para os seus stakeholders, além da mídia, fóruns e eventos internacionais.
São esses insights, dados e resultados alcançados pela empresa nos últimos anos 3 anos que veremos a seguir:
Roadmap e estratégia de ESG na BBM Logística
O exemplo mais simbólico, porém que define as ações da companhia vem de sua própria tagline: “Soluções que movem o hoje em uma direção melhor”. Sua escolha não apenas representa a alma do negócio, como também incorpora a visão ESG da empresa e seus compromissos assumidos junto à ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
Desde então, a BBM instituiu a Política de Diversidade e sua cartilha, programas de incentivos às mulheres e pessoas diversas na logística, estudos para frotas com combustíveis sustentáveis, além de promover mais de 50 ações relacionadas ao ESG em suas 76 unidades.
Essas ações foram sintetizadas em 5 frentes:
1. Governança
Atualização do código de ética e conduta, canal de denúncias e criação do programa de integridade.
2. Social
Parcerias e compromissos públicos atrelados a programas como: Na Mão Certa, da Childhood Brasil, Women’s Empowerment Principles (WEPs), da ONU Mulher, e Todos Contra Fome, em campanhas de doações regionais.
3. Diversidade e Inclusão
Envolve construir um ambiente plural, que dá oportunidade para todas as pessoas, e também ser um espaço de integração, diálogo entre líderes e colaboradores. Como resultado dessa cultura, a empresa aumentou 30% da presença feminina em 3 anos e impactou mais de 1.400 colaboradores ligados a essa agenda.
4. Ambiental – frota elétrica
Em parceria com a Henkel, JAC Motors e BYD, a BBM Logística começou a aderir a caminhões ¾ iEV1200T e Vans modelo T3 e-delivery, com autonomia de 200 Km. Os veículos consomem 100% de energia renovável e somam 16.000 km rodados mensalmente.
5. Otimizadores – foco socioambiental
As empresas de logística precisam ser cuidadosas com a performance do veículo, os impactos ambientais, condução do motorista e a jornada dos colaboradores. Os otimizadores utilizados pela BBM Logística conseguiram:
Telemetria: mitigar 224% os acidentes de trânsito, reduzir 7% os custos com combustível e aumentar 8% a produtividade.
Projeto otimizador florestal: zerar acidentes em 2022, reduzir riscos ambientais, melhorar a qualidade do sono do motorista e obter um DMT (distância média de transporte) acima de 450 km.
Projeto otimizador LTL: Eliminar 12% de tCO₂e, reduzir em 8% os custos nos transportes de carga fracionada (LTL) e otimizar rotas de coletas nas regiões Sul e Sudeste.
Sabendo que não é fácil se adequar às normas globais de sustentabilidade e considerando que a gestão de fatores ESG depende de um processo que envolve diferentes fases, a BBM também tem convocado seus líderes e diretores para reconhecerem o ESG em suas esferas de atuação, além de desenvolvido habilidades em colaboradores-chave da linha de frente.
Conclusão
Neste conteúdo, analisamos quais lições e evidências de retorno social e financeiro o ESG trouxe para o mercado e a logística no país. Os estudos, relatórios e números apresentados confirmaram que nas empresas onde há equipes com gestão diversificada, maior diversidade de gênero e princípios de desenvolvimento sustentável, essas organizações são mais atraentes para investidores, possuem processos de tomada de decisão mais ágeis e equipes mais engajadas, favorecendo melhores resultados financeiros. Por isso, contar com um parceiro logístico com metas ESG e ideias alinhadas é determinante para um negócio sustentável a longo prazo.
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