Escolher um operador logístico adequado para este tipo de operação é fundamental para o sucesso do processo
São Paulo, janeiro de 2022– Nos últimos tempos vimos o consumo via e-commerce aumentar, e com ele, a necessidade de se adequar a novas formas de compras e a solidificação de modelos de negociação já existentes. Neste contexto, foi evidente, o aumento no volume de entregas, fato que teve impacto direto na logística, que reforçou os cuidados com a entrega de produtos específicos, tanto para a indústria quanto para o consumidor final.
De acordo com dados da gestora Canuma Capital, no ano passado as vendas online no Brasil atingiram R$ 260 bilhões, um crescimento de R$ 160 bilhões em relação ao registrado em 2019. Nesse cenário, estão as entregas, que são levadas em conta no momento da compra, uma vez que a experiência de compras de produtos online também inclui a qualidade e agilidade da entrega.
Dentre os setores que mais requerem cuidados na hora do transporte, está o de alimentos e bebidas, que no último ano teve um aumento de 34% de faturamento e de 8% em pedidos no e-commerce. Quando tratamos de transporte de alimentos, é necessário estar atento a especificidade e características do segmento, como armazenagens especificas, veículos adaptados, cumprimento das legislações e equipamentos adequados.
Diante desta realidade, um dos principais desafios no setor logístico nesse segmento é justamente o cuidado com armazenagem do produto durante o trajeto, como temperatura adequada, limpeza e ventilação do veículo. Além disso, é imprescindível atenção a diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao transporte que será utilizado para a carga observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as cargas.
Com esse cenário em vista, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, ampliou em 24,88% seu sistema de transporte de carga fracionada no segmento alimentício, que consiste em agrupar diversificados tipos de produtos no mesmo veículo, organizado com remessas de pequenas quantidades. A utilização desse modelo faz com que em apenas uma viagem sejam entregues encomendas de diversos segmentos compatíveis, otimizando o tempo de entrega e diminuindo os custos.
“Sabemos da importância do transporte especializado para esse tipo de carga, por isso investimos nas melhores soluções logísticas para nossos clientes levando em consideração a particularidade de cada carga, e as necessidades do setor logístico, sempre prezando a excelência no serviço de transporte”, enfatiza Jorcei Chiochetta, Diretor de Carga Fracionada da BBM Logística.
A companhia possui uma ampla malha rodoviária, que atende todas as regiões do Brasil e Mercosul a partir de uma distribuição para diversos marketplaces, oferecendo as melhores soluções para cargas fracionadas para o setor, e investindo em medidas e tecnologias que acompanham todo o processo do produto desde a saída do fabricante ao cliente final, também chamado de processo End-to-End.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.000 funcionários, 3.000 veículos em operação e aproximadamente 11 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.
Informações para a imprensa
Claudia Reis – claudia@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Mariana França – mariana.franca@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388
Théo Carnier – theo@tamer.com.br – Tel. 11 30312388