Metodologias ágeis são um conjunto de práticas que fazem com que o gerenciamento de projetos seja altamente adaptável a possíveis mudanças, nessas metodologias há o que chamamos de ciclos curtos, onde durante o projeto principal são realizadas entregas rápidas e frequentes, que agreguem valor ao cliente. As equipes que movimentam essa metodologia ágil normalmente são multidisciplinares e autogerenciáveis, trazendo um direcionamento de esforços principalmente para a qualidade com um altíssimo valor agregado ao projeto.
Com intuito de avançar na aplicabilidade do método no time de TI da BBM, realizamos um workshop junto a @TAKING com a participação de 22 colaboradores da BBM, onde foi abordado sobre princípios e pensamentos ágil, manifesto ágil, time de alta performance, framework ágeis e Scrum.
Para Pedro Neves, Diretor Executivo de Tecnologia e Transformação Digital da BBM, “Mais uma jornada de transformação em que tenho a honra de colaborar. Temos diversas formas de começar uma trilha de ‘agilidade’. Poderíamos escolher as melhores ferramentas ou implantar logo um framework conectado com o técnico, mas preferimos começar pela sensibilização e engajamento, para que possamos mudar de dentro para fora, acreditando que um modelo ágil é viável, não porque é cool, mas porque é prático e possível. Vamos em frente, porque o constante é mudar.”.
“A TAKING veio fortalecendo o método que estamos buscando com os nossos times da TI do grupo BBM, apoiando na busca incessante da melhoria na qualidade das entregas.” afirma Francieli Tartari Pietsch, Gerente de Inovação Digital da BBM.