* Por Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística
Com alguns anos de estrada liderando empresas e pessoas, um assunto que sempre vem à tona em conversas com outras lideranças empresariais é sobre como produzir mais e melhor e entregar não apenas serviços, mas experiências que fidelizam os clientes.
Uma coisa que aprendi ao estudar a gestão em algumas das organizações bem-sucedidas em todo o mundo é que todas elas investem em pessoas, processos e tecnologia para atingir suas metas e objetivos com velocidade, eficiência e precisão. O segredo é entender a relação entre esses três fatores e saber equilibrá-los para sempre estarem um se apoiando ao outro.
Quando pessoas bem treinadas e talentosas seguem processos que comprovadamente otimizam os procedimentos e o negócio como um todo, e ainda são apoiadas por tecnologia de ponta, abre-se um caminho para as empresas chegarem ao destino tão almejado de alcançar e depois buscar constantemente melhorar a eficiência operacional.
Além disso, ao equilibrar pessoas, processos e tecnologia na gestão, as companhias estarão bem mais preparadas para surpreender seus clientes e se tornar um ótimo lugar para atrair e reter talentos.
A base de tudo
As pessoas são a base de qualquer empresa, principalmente na área de serviços. Com tantas inovações tecnológicas e metodologias de trabalho surgindo ou sendo aperfeiçoadas, mais do que nunca é necessário investir na capacitação das pessoas para lidar com elas. Pessoas qualificadas são fundamentais para alcançar os objetivos da empresa, uma vez que elas trazem conhecimento especializado e habilidades necessárias para solucionar problemas complexos.
Vou dar um exemplo da área de logística, onde tenho grande vivência, mas que cabe para qualquer outro segmento: profissionais qualificados em áreas como análise de dados, Inteligência Artificial e práticas sustentáveis, serão cada vez mais demandados pelas companhias.
Por isso é importante valorizar o desenvolvimento desses profissionais, investindo em treinamentos e programas de capacitação. Isso não só garante a qualidade do trabalho, como também aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores, melhorando o clima organizacional.
A receita do bolo
Os processos são os procedimentos que orientam o trabalho dentro da empresa. É a sequência de etapas que ocorre para se obter os resultados desejados.
Em qualquer empresa é fundamental contar com processos bem definidos e alinhados, que permitam a realização das atividades de forma eficiente, controlando os custos e garantindo a qualidade do serviço. Para isso, é importante investir em uma gestão de processos eficiente, que permita a identificação de gargalos e a implementação de melhorias contínuas.
Os métodos de gestão podem ser aperfeiçoados por meio de conceitos como: Kaizen, que são melhorias capazes de alavancar fatores competitivos e, ao longo do tempo, ocasionar um grande impacto nos resultados; e Lean, que busca eliminar os desperdícios, em diversos níveis, dentro das empresas. Aliado ao uso de tecnologias, esse método fornece os meios para uma gestão eficiente com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.
A facilitadora
Por fim, a tecnologia é outro aspecto fundamental para uma gestão de sucesso, afinal, ela facilita o gerenciamento das atividades, a comunicação com os parceiros e clientes, além de contribuir para a redução de custos e a melhoria da qualidade do serviço.
Crucial na atual era digital, ela ajuda a otimizar tarefas rotineiras, automatizando-as totalmente ou parcialmente, além de permitir o monitoramento dos processos em tempo real, gerando dados importantes que podem ser integrados ao processo decisório.
Vale lembrar que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar. Seu grande benefício é trazer as informações até as pessoas em vez de as equipes analisarem dados de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias. Já os clientes das empresas poderão, por exemplo, conversar com a IA, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de um produto para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre diversos outros serviços.
Investir em tecnologia é uma excelente forma de otimizar processos e aumentar a eficiência da empresa.
Misture tudo de forma equilibrada
Investimentos nessas três áreas – pessoas ,processo e tecnologia – dão suporte ao crescimento sustentável do negócio.
Um mix harmonizado desses aspectos na gestão certamente aumentará a probabilidade de um sucesso prolongado, mesmo em um cenário macroeconômico turbulento como enfrentamos atualmente. Uma empresa equilibrada e bem gerida levando em conta pessoas, processos e tecnologia tem grandes chances de superar mais facilmente momentos mais difíceis.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é um dos principais operadores logísticos rodoviários do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times como uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única representante do Brasil. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. A BBM tem uma história de 27 anos de atuação, tradição e know-how em operações dedicadas e se torna um consolidador do setor de transporte rodoviário a partir da entrada do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão em 2017, adquirindo empresas de alta reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.600 funcionários, mais de 4 mil veículos em operação e aproximadamente 20 milhões de entregas por ano, a BBM é a única empresa totalmente Omnichannel do mercado brasileiro, provendo soluções logísticas para qualquer canal de venda.