Em junho, foi dado o kick-off do Programa de Excelência Operacional BBM ancorado na filosofia Lean. O Programa está estruturado em 4 frentes: Eficiência operacional, Pessoas, Cultura e Modelo de gestão.
A frente de Eficiência operacional tem avançado na busca da otimização de processos e operações, e na integração operacional por meio de estratégias de cross-selling e de iniciativas de integração de malhas e operações de carga fracionada e e-commerce, sempre visando a melhoria contínua da produtividade operacional. Na frente Cultura, os valores e propósito da BBM foram revisados de forma a adequá-los melhor aos desafios dos próximos anos em todas as operações. Na frente Pessoas, o foco está no treinamento e na capacitação, em especial da alta e média liderança. Por fim, na frente Modelo de gestão, o foco está na padronização das métricas e na construção de uma base de dados única para facilitar o acesso às informações, melhorar as análises dos negócios e aprimorar o processo decisório.
Assim, alinhado ao Programa, na última semana líderes do Grupo BBM acompanharam a palestra “O papel do líder: protagonista na transformação da mentalidade em direção à melhoria contínua” apresentada por Ghinato Sensei, da Lean Consulting.
Ghinato soma mais de 35 anos de experiência profissional como engenheiro, especialista, executivo, consultor, mentor, palestrante e professor.
No encontro online que reuniu mais de 250 colaboradores da BBM espalhados pelo Brasil e Mercosul, Ghinato sensei evidenciou que possuímos os meios e habilidades ao alcance para conduzir a operação de maneira rentável. Somos impulsionadores de mudança, incumbindo a cada indivíduo desempenhar seu papel dentro de nossa operação por meio de métodos de gestão.
Os métodos de gestão podem ser aperfeiçoados através de conceitos como:
Kaizen: pequenas melhorias que são capazes de alavancar fatores competitivos e ao longo do tempo ocasionar um grande impacto e influenciar os resultados.
Lean: que referencia o sistema Toyota de gestão, busca eliminar os desperdícios, em diversos níveis, dentro das empresas. Aliado ao uso de tecnologias, esse método fornece os meios para uma gestão eficiente com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.
“Fazendo um paralelo com a cultura lean, nossos valores têm similaridades, e inclusive um dos nossos valores aqui na BBM Logística é a simplicidade. Fico feliz que toda a companhia possa receber este conhecimento e a palestra está em linha com o nosso propósito de contribuir para a melhoria contínua interna e dos nossos clientes, desenvolvendo soluções que movem o hoje em uma direção melhor.” Antonio Wrobleski, presidente do Grupo BBM.
“Foi um prazer para todos nós a conversa com Ghinato San sobre a cultura Lean. Com generosidade de sempre ele compartilhou conosco seus conhecimentos e experiências que com certeza ecoarão por toda nossa liderança. Essa foi mais um passo em nossa jornada que está começando mas que trará muitos frutos para a BBM.” André Gaia, vice-presidente do Grupo BBM
“Ficamos muito felizes em ter a oportunidade de trazer o Ghinato Sensei para palestrar para o nosso time. Cada vez mais o Grupo BBM está comprometido com a melhoria contínua dos processos.“ Alexandre Santarém, gerente geral administrativo do Grupo BBM.
Com o uso das metodologias Lean e Kaizen, a BBM está comprometida com seu processo de crescimento contínuo, impulsionando a eficiência operacional e alcançando melhorias significativas em seus resultados.