Nós fazemos segurança com inovação e tecnologia!
Na BBM Logística, segurança se faz com inteligência e tecnologia, por isso, a nossa central de gerenciamento de riscos, atua na prevenção dos mais diversos tipos de incidência, em parceria com o time técnico e o time comercial da Sascar, trabalhou em um movimento inédito no setor de transporte de cargas no Brasil, no qual envolveu uma quantidade expressiva de colaboradores de ambas as empresas e, realizou um projeto de sinergia para a padronização da tecnologia, visando maior produtividade para nossa operação e, a melhoria na comunicação e conectividade, em um projeto com prazo de 2 meses, que foi realizado em apenas 7 dias!
Proporcionando rotas mais seguras, pontos de parada, controle total 24h por dia, 7 dias por semana, oferecendo uma moderna e robusta estrutura de atendimento para controle de riscos, presente em mais de 70 cidades, com pontos de apoio em todo o Brasil e Mercosul.
No entanto, visando a padronização da tecnologia, e de nossa operação, de modo que todos os motoristas, tanto da BBM como da Translovato, possam transitar em todas as operações, sem nenhum impacto tecnológico, fizemos em uma semana, um trabalho extraordinário envolvendo mais de 120 pessoas voltadas para a área técnica e mais 20 colaboradores BBM operando de forma orgânica para que essa operação pudesse acontecer.
Um movimento inédito no Brasil, que movimentou só no primeiro dia um total de 200 equipamentos em 17 Filiais da Translovato simultaneamente.
Quer saber como tudo isso aconteceu? Então continue lendo a matéria!
O desafio de integrar a Translovato
Voltando um pouco, a Translovato, uma empresa que é parte importante do Grupo BBM, um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, que atua há mais de 40 anos no mercado de logística, vinha trabalhando com uma tecnologia diferente da utilizada na BBM, portanto a comunicação entre as duas frotas não estava acontecendo, se tornando assim um impeditivo técnico para uma operação padronizada.
Por isso, a integração das frotas em 1 só tecnologia era algo fundamental para alcançarmos os melhores resultados no que diz respeito ao gerenciamento de riscos.
A missão dos 7 dias, como realizamos esta grande operação!
Uma mobilização nunca feita antes na BBM possibilitou a integração, padronização e unificação da tecnologia Sascar, utilizada para rastreamento o das nossas frotas, e agora também para a frota Translovato.
Isso só foi possível graças a um trabalho muito forte de conscientização e treinamento dos motoristas de modo em que tivéssemos o menor impacto possível nas operações.
Assim, foi realizada a troca de todos os cavalos mecânicos, todos os carros de distribuição e coleta e todo o sistema utilizado nas carretas, que passaram por adequações.
“Este movimento vai trazer a padronização da tecnologia, e de nossa operação, para que os veículos possam transitar em todas as operações, sem nenhum impacto tecnológico”, afirma Fábio Lima, Gerente de Riscos.
Vale lembrar que este é em um processo que leva em média 2 meses para ser realizado, mas graças a organização da equipe, apenas no 1° dia, cerca de 200 equipamentos foram trocados simultaneamente em todas as 17 filiais Translovato.
Também ressaltamos, que todas as filiais contaram com multiplicadores, para o esclarecimento de dúvidas dos motoristas, no total contamos com 50 destes profissionais.
O impacto positivo que esta missão nos trouxe
Assim este grande movimento, inédito no Brasil, foi realizado em 1 semana, mostrando o poder da união e organização do time BBM, tendo uma taxa minúscula de ocorrências.
“É com muita competência, qualidade e profissionalismo que padronizamos as nossas soluções em gestão de frotas. Agradecemos imensamente o comprometimento da Translovato, que está diretamente conectada com o propósito de tornar a nossa mobilidade mais segura, eficiente e sustentável “, afirma Fernando Nogueira Diretor Comercial.
Como resultado, teremos uma frota que pode atender qualquer operação do Grupo BBM, unificando as tecnologias e com uma melhoria expressiva e na comunicação com os nossos sistemas internos.