Por André Prado, CEO da BBM Logística
Mais um ano se inicia, e com ele vêm as expectativas de crescimento dos setores da economia. No segmento logístico não é diferente. Com o aumento do número de vendas via e-commerce e a partir dos dados do relatório Índice de Movimentação de Cargas do Brasil da AT&M, que mostram que o país registrou R$ 2 trilhões em movimentação de carga no primeiro trimestre de 2021, podemos dizer, sem sombra de dúvida, que a logística foi impactada positivamente no ano passado.
Entretanto, apesar dos pontos positivos, os obstáculos enfrentados pelos operadores logísticos também foram grandes. Desde o início de 2021, pudemos observar o aumento escalonado dos combustíveis, dentre eles os do diesel, que tem efeito direto e indireto na economia, resultando em impactos negativos principalmente nos transportes de cargas.
Infelizmente, apesar da inserção de práticas e veículos sustentáveis nas frotas de companhias brasileiras, não há como precisar exatamente o peso e a representatividade do óleo diesel no custo nacional de transporte, haja vista os diferentes impactos em cada negócio específico, podendo este variar desde a casa dos 20% em determinadas situações, chegando próximo ou até mesmo superando os 50% do total do custo.
Mesmo diante destes fatores, para 2022, as expectativas ainda são positivas em virtude de uma tão esperada retomada da economia, porém, o custo elevado de insumos como seguros, pneus e principalmente o diesel são questões que preocupam e muito o setor. Mais do que nunca, podemos dizer que as experiências aprendidas nesses dois anos atípicos contribuíram para a abertura de oportunidades e a criação de novas estratégias, tornando o setor mais resiliente.
Sem dúvidas, o setor logístico está preparado para enfrentar 2022, sempre levando em conta as adversidades dos cenários e buscando as melhores soluções para que a entrega chegue ao destino em perfeito estado e no tempo estimado. Acreditamos que agora, podemos colocar em prática tudo que já vínhamos aplicando nos últimos anos com mais expertise e preparação, oferecendo as melhores experiências ao cliente.