BBM – Soluções em Transporte e Logística no Brasil e Mercosul BBM – Soluções em Transporte e Logística no Brasil e Mercosul

  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre
    • Gestão
    • BBM Cultura
    • Certificações
  • Soluções
    • Transporte
      Fracionado
    • E-commerce
    • TM
      Gestão de Transportes
    • DCC Industry
      Dedicados Indústria
    • DCC F&A
      Dedicados Florestal e Agrobusiness
  • Investidores
  • Notícias
    • Eventos
  • ESG
    • Institucional ESG
    • Environment
    • Social
    • Governance
  • Contato
    • Fale conosco
    • Unidades
    • Trabalhe conosco
  • Rastreamento
  • Ativos
Intranet

BBM – Soluções em Transporte e Logística no Brasil e Mercosul

BBM – Soluções em Transporte e Logística no Brasil e Mercosul

  • Home
  • Quem Somos
    • Sobre
    • Gestão
    • BBM Cultura
    • Certificações
  • Soluções
    • Transporte
      Fracionado
    • E-commerce
    • TM
      Gestão de Transportes
    • DCC Industry
      Dedicados Indústria
    • DCC F&A
      Dedicados Florestal e Agrobusiness
  • Investidores
  • Notícias
    • Eventos
  • ESG
    • Institucional ESG
    • Environment
    • Social
    • Governance
  • Contato
    • Fale conosco
    • Unidades
    • Trabalhe conosco
  • Rastreamento
  • Ativos
Intranet

Pesquisa

  • BBM na imprensa

O triângulo da prosperidade: e-commerces, marketplaces e ESG, o caminho da logística

Publicado em 4 de julho de 2023

Em um de meus artigos, eu comentei que queria abrir um fórum especial para que eu possa debater sobre um assunto que considero cada vez mais importante, e que ganhou ainda mais espaço após a pandemia de Covid-19: e-commerces e marketplaces, e o impacto na logística.

Afinal, temos algo a ver com isso? Claro! Eu e você.

No mundo dinâmico do comércio, a logística, o comércio eletrônico e os mercados estão convergindo para criar um cenário transformador. A interação entre esses três pilares está remodelando a forma como as empresas operam, os consumidores compram e os produtos chegam aos seus destinos.

A logística se tornou ainda mais aliada do comércio, principalmente após a pandemia. Foi o momento em que os operadores precisam parar e refletir sobre as novas relações e necessidades dos consumidores. A demanda aumentou e, com ela, a necessidade de repensar toda operação, reduzindo tempos de entrega, riscos e aumentando a necessidade de controle e previsibilidade, de ponta a ponta.

Os e-commerces aumentaram suas demandas de forma nunca vista antes, sendo retroalimentados por um mundo cem por cento conectado e pelo redesenho das preferências dos consumidores: a relação do mercado com as marcas mudou, os desejos mudaram, as necessidades se tornaram outras e, com isso, novas relações de consumo pautaram a logística.

Em relação aos marketplaces, estes se tornaram centros movimentados onde compradores e vendedores convergem, transcendendo as fronteiras geográficas. Várias marcas, “tudo em um só lugar” – o lema tech, personificado em um nicho de consumo, completamente ligado à experiência do consumidor e ofertas de encher os olhos. Isso porque ainda nem falamos de frete grátis (algo que também pede um conteúdo dedicado). Verdadeiros mercados para prospecção de leads, sendo a maioria pronta para a compra.

A verdade é que o encontro entre a logística e o e-commerce abriu novas possibilidades. Opções de entrega rápidas, confiáveis e econômicas são essenciais para atender às demandas cada vez maiores dos compradores on-line (atenção, fretes!). Ao alavancar as tecnologias de logística, as plataformas de e-commerce oferecem atendimento de pedidos contínuo, garantindo entregas rápidas e aumentando a satisfação do cliente. Por outro lado, os provedores de logística estão adaptando suas operações para atender especificamente às necessidades desse tipo de comércio, fornecendo soluções sob medida para separação de pedidos, embalagem e logística reversa.

Além disso, os mercados atuam como catalisadores de inovação e concorrência. Eles incentivam as empresas a se diferenciarem por meio de atendimento ao cliente superior, qualidade do produto e ofertas exclusivas. A integração entre plataformas de e-commerce e provedores de logística permite gerenciamento de estoque simplificado, processamento

automatizado de pedidos e visibilidade aprimorada da cadeia de suprimentos. Essa integração otimiza a experiência do cliente de ponta a ponta, desde o pedido até o recebimento na porta.

Depois de tudo isso, o que podemos esperar para o futuro? Aqui vai: podemos esperar, cada vez mais, um relacionamento mais íntimo e próximo da logística, e-commerce e marketplaces. Tecnologias e data driven estarão ainda mais alinhados às operações da cadeia de suprimentos, anteciparão as demandas dos clientes e conduzirão experiências de compras personalizadas. O aumento da sustentabilidade alimentará a adoção de práticas logísticas mais ecológicas, rotas de transporte otimizadas e carbono reduzido.

ESG

E, falando em práticas ecológicas, gostaria de abrir uma parte especial neste texto para lembrá-los de algo que, mesmo sendo batido diariamente, pode ser que caia no senso comum (o que não indico).

As operações logísticas têm um impacto ambiental significativo, o que não é segredo para ninguém, e que já passaram da hora de serem mitigadas. Como fazer isso? Aqui está: otimização das rotas de transporte para reduzir o consumo de combustível e as emissões e fontes de energia mais sustentáveis.

Além disso, boas práticas de governança são vitais para que as empresas de logística operem com responsabilidade. Isso envolve o estabelecimento de programas de conformidade para assegurar a adesão às leis, regulamentos e padrões de ética. E essa governança não para por aí, já que ela também engloba padrões anticorrupção, estratégias para reduzir riscos e criação de uma cultura específica e voltada a isso dentro das empresas. E isso é responsabilidade de todos: estimular mudanças sustentáveis, não só em relação às relações logística e e-commerces, mas em toda rede de operação.

Ao final, todo esse resultado pode ser medido e apresentado no formato de relatórios (de novo, a importância dos dados vindo à tona), para que sejam apresentados e medidos por meio de indicadores. A relação dos consumidores mudou não apenas em relação ao comércio, mas também em como eles enxergam o enlace de marcas com questões ambientais e sociais, e isso inclui as escolhas logísticas de transporte e entrega. É mais do que retorno ambiental: é posicionamento de mercado e marca: branding.

Depois de relacionar toda essa tríade, composta por e-commerce, marketplaces e ESG, com a logística no meio, fica a provocação: a sua logística está pronta para tirar de letra cada ponta desse triângulo e, assim, começar 2024 do jeito certo e com o pé direito? Todo o cenário que estamos vivendo está propício para que você execute um plano de ação eficiente (e, acima de tudo, lucrativo) para a sua empresa. O que resta é você saber se tudo o que está no seu radar está de fato alinhado com as reais necessidades dos clientes e com o caminho que o mercado está trilhando. Caso não esteja, chegou a hora de você sentar com a sua equipe e se reposicionar. Comece traçando todos os pontos que ainda estão frágeis dentro do que conversando aqui, tendo honestidade e transparência como pano de fundo; em segundo lugar, tenha consciência da realidade atual da sua empresa; e, em terceiro, saiba

onde quer chegar, se espelhando em quem já chegou lá – um bom benchmarking pode ser a chave que você precisa para destravar essa porta rumo a um 2024 próspero.

Algumas coisas que creio serem importantes para o rumo da logística estão aqui. Acreditar nesse triângulo é o que vai ditar o sucesso ou o fracasso da sua operação.

No mais: conte comigo.

Fique por dentro do que acontece na BBM!!

  • BBM na imprensa

Os desafios da logística rodoviária no Brasil e como superá-los

Foto sobre Os desafios da logística rodoviária no Brasil e como superá-los
  • BBM na imprensa

BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente

Foto sobre BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente
  • Não categorizado

BBM marca presença na Intermodal South America 2025

Foto sobre BBM marca presença na Intermodal South America 2025

Quer receber notícias em primeira mão?

BBM – Soluções em Transporte e Logística no Brasil e Mercosul Financial Times
+55 (41) 2169-0055

A BBM Logística há mais de 20 anos investe em tecnologia e equipes qualificadas para entregar a melhor solução em transporte e logística para seu negócio. Faça uma cotação!

  • Início
  • Investidores
  • Notícias
  • Quem Somos
    • Sobre
    • Gestão
    • BBM Cultura
    • Certificações
  • Soluções
    • Transporte
      Fracionado
    • E-commerce
    • TM
      Gestão de Transportes
    • DCC Industry
      Dedicados Indústria
    • DCC F&A
      Dedicados Florestal e Agrobusiness
  • Contatos
    • Fale Conosco
    • Unidades
    • Parceiro BBM
    • Trabalhe Conosco
    • Canal de Denúncia
    • Privacidade

BBM – Soluções em Transporte e Logística no Brasil e Mercosul 2025 - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Havendo alguma dúvida, acesse nossa Política de Privacidade.
Ok, entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
Our Spring Sale Has Started

You can see how this popup was set up in our step-by-step guide: https://wppopupmaker.com/guides/auto-opening-announcement-popups/

Política de Privacidade     Seus Direitos e Solicitações

Para solicitações de Direitos previstos na Lei Geral de proteção a dados você deverá seguir o caminho clicando conforme o caminho a seguir:

Registre seu relato

Página do canal denúncia BBM

Ler os termos de uso e clicar em Registre o seu relato

Checkbox Eu li e concordo com os temos de uso.

Preencher o campo como identificado

Clicar na opção identificado.

Em tipo de Relato selecionar Privacidade | Solicitação de Direitos

Campo de seleção tipo de relato

Selecionar opção Privacidade | Solicitação de Direitos

Descrever sua solicitação se identificando para que seu pedido possa ser atendido.

Campo de descrição.

Teste

COVID-19